segunda-feira, 30 de maio de 2016

18

A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO DE MARIE KONDO

A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.



Um pouco sobre o livro:

Quantas vezes você já arrumou sua casa , logo depois, viu todo o seu trabalho ir por água abaixo? Provavelmente muitas. 

Então está na hora de conhecer o método KonMari, um estilo de organização que transforma sua maneira de pensar e evita que a bagunça retorne.

Ao contrário do que muita gente pensa, organizar é fácil e compreende duas tarefas básicas: escolher conscientemente o que será mantido e definir um lugar específico para cada coisa.

Com um texto leve e cheio de dicas práticas, este livro vai ensinar truques infalíveis para você parar de perder tempo procurando seus pertences dentro do armário e experimentar a incrível sensação de ver tudo em seu devido lugar.



Quando ouvi falar desse livro pela primeira vez, já me interessei de imediato. Adoro organização e esse método de arrumação da Marie Kondo me pareceu bem interessante.

No início do livro, achei que não iria conseguir nunca, pois o livro trata de se desfazer não só de algumas coisas, mas  de muitasss coisas.
E olha que sou a pessoa que mais se desfaz de coisas na minha família. A pesar de minha mãe ser contra se desfazer de algo.
Ela sempre dizia não jogue nada fora, não se desfaça de algo sem ter certeza que NUNCA mais vai usar, ou dizia; um dia você vai precisar disso. E muitas vezes dizia aquele provérbio: Quem dá o que tem a pedir vem.

Mesmo assim fiquei achando que não iria dar conta do processo todo de arrumação sugerido no livro, mas não é que deu certo.
Aos poucos fui enchendo sacos e mais sacos, e quando vi, já tinha enchido 7 sacos de 10L, isso porque achei que não tinha quase nada para tirar da minha casa. Já que tenho o costume de fazer uma boa faxina sempre e descartar muitas coisas.

Acho que não foi uma tarefa difícil, porque não sou de me apegar em coisas materiais, se usei e já enjoei, descarto mesmo, ou quando acho que não tem mais a ver comigo, ou ainda quando não me traz boas lembranças. Aliás, até coisas que trazem boas lembrança aprendi a descartar ao ler o livro. 
No livro a escritora diz que aquele objeto, seja ele qual for, já cumpriu a sua função no momento em que você recebeu aquele presente, carta, bilhete ou cartão.

Só para explicar melhor, quando digo descartar, não significa necessariamente jogar fora, mas sim que posso doar ou dar para alguém.

Não gosto de acumular coisas, aliás tenho pavor disso, então vira e mexe, estou me desfazendo de algo. Talvez seja porque minha mãe é um pouco acumuladora e tem dificuldade em manter as coisas em ordem.  E desde que passei a não morar mais com ela me foquei mais em organização.

O que mais marcou neste livro, foi  o método ensinado por Marie Kondo, do que manter e do que descartar. Ela diz para segurar o objeto e sentir se de imediato aquilo te traz alegria, se sim, então guarde e se não descarte.
Realmente, funcionou muito, muitas coisas que eu achei que fosse importantes , ao fazer isso percebi que já não me geravam mais alegria.

Gostei muito deste livro, achei fácil a leitura, o livro possui 158 páginas que eu não consegui largar mais, até finalizar o livro.
Tá ai uma boa dica de leitura para quem gosta de organização e arrumação.
Bjusss!


18 comentários:

  1. Uma ótima opção! Eu sou muito bagunceira, mesmo quando tudo ta arrumado, vou pegar uma coisa e bagunço TUDO! Um beijo!

    estilogarotaablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar desse livro num vídeo da Jout Jout e acho a ideia muito legal. Fora que poder dar uma limpa no guarda-roupa é sempre bom, né? Faz um bem...
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Mulher, eu preciso desse livro! Apesar de não o tê-lo em mãos, sua resenha já me motivou e me passou conhecimento suficiente para querer me organizar melhor. Parece tão simples se desfazer das coisas. Tenho preservado no meu quarto muitas coisas que não me trazem felicidade, mas que guardei por pena ou porque achei que iria me servir um dia. E estão há bastante tempo guardadas, fechadas, sem sequer serem tocadas...
    Vou tomar providências!
    Obrigada pelo post <3
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou....é muito bom fazer essa `limpeza`,ficamos mais leves.
      Bjusss!

      Excluir
  4. Uau...pelo que eu entendi esse livro é quase que uma terapia haha' eu não sei se conseguiria, pois sou um pouquinho como a sua mãe: acho que vai ser útil algum dia rsrs ...mas acho que essa leitura pode agregar muito à vida de uma pessoa ^^ Beijos Andreia!

    ResponderExcluir
  5. o fato aqui nem é gostar de organização é que eu estou necessitando urgentemente de oraganização,otimização e achar as coisas sempre no mesmo lugar,essa historia de ser organizada na minha bagunça era meu lema,até que minha vida virou um caos,sou muito desorganizada,minha casa embora seja limpa também é meia fora de orbita,por isso vou experimentar esse metodo e ler esse livro urgente!!!que bom que encontrei seu post

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da proposta dele. Estou precisando urgente de um livro assim aqui em casa. É tanta correria, fica quase impossível colocar tudo em ordem. É trabalho, faculdade, blog, quando vemos já é meia noite e não deu tempo de fazer nada :/ rs Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da proposta. Sou absurdamente bagunceira, juro que não sei como uma pessoa tão pequena consegue fazer tanta bagunça hahah. Adoro esse estilo de livro também :D

    ResponderExcluir
  8. Livros sempre são bem-vindos, mesmo que seja sobre um assunto menos debatido. Gostei bastante da ideia geral. Também não conhecia, mas gostei mesmo. Realmente é complicado saber lidar com o tempo e a correria do dia. Ele deve ajudar demais nesse quesito ♥

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante essa técnica! Lembra uma outra que conheci que dizia: segure a peça nas mãos, se levar mais de 10 segundos para decidir... descarte! hahahaha Dá quase na mesma, né? Se não te traz alegria de imediato, passe adiante!
    Preciso desse livro urgente! hahahaha

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar nesse livro, para esse ajudar muito nesse quesito. Eu sou desorganizada e tenho dificuldade de desapegar, preciso ler rsrs

    ResponderExcluir
  11. Dica mara, eu sou igual à sua mãe :x aisjaoisjoiajsiajs e bagunceira e tenho um bebê bagunceiro! IAHOJJAOAIJS precisando urgente desse livro!

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã |Fanpage |Instagram

    ResponderExcluir
  12. Que bacana, eu particularmente sou organizado até demais em casa. Mas né sempre bom rrsrss

    ResponderExcluir
  13. Eu e meu espírito de Mônica Geller, precisamos muito desse livro <3

    ♡ Episódio de Hoje

    ResponderExcluir
  14. Adoreeeei essa indicação! Sou extremamente bagunceira e preciso mesmo de uma terapia da bagunça hahaha Vou procurar pra ler!

    ResponderExcluir
  15. Que interessante! Adorei a indicação e vou colocar na minha listinha, quem sabe me ajude a ser mais organizada haha
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é incrível. Eu achei que tem umas chaticezinhas que não segui hehehe mas 90% é sensacional hehe
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  17. Mesmo eu sendo bem organizada, às vezes as coisas sem do controle ;^; estou sempre procurando dicas de como ser menos procrastinadora.
    Já tinha visto um vídeo sobre se livro e achei a proposta dele super legal :)
    Adorei a resenha ❤️
    Beijos.

    ResponderExcluir

© BLOg gente chic - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: MUNDO PINK DESIGN.
imagem-logo